terça-feira, 29 de junho de 2010

Expo Off-Xangai

A exposição 1:1 – Architects Build Small Spaces, que está em cartaz no Victoria&Albert Museum, baseia-se no principio de que uma exposição de arquitetura deve oferecer uma experiência espacial ao visitante, e não apenas a representação do espaço através de desenhos e maquetes.

Dezenove arquitetos foram convidados a criar projetos para pequenos espaços, dentre os quais sete foram selecionados para serem construídos – um deles o do mineiro Carlos Teixeira, do escritório Vazio S/A. O arquiteto criou uma escada em espiral envolta em malha metálica, ao longo da qual se distribuem seis patamares sutilmente visíveis do exterior. Esses patamares funcionam como cabines (daí o nome, Spiral Booths) pensadas para funcionarem como vitrines ou micro-palcos, já que durante a mostra abrigarão performances de oito companhias teatrais de Londres.



Imagem: Victoria&Albert Museum


Imagem: casa.com.br

Além do brasileiro, também estão expostos trabalhos de dois escritórios noruegueses, dois japoneses (Sou Fujimoto – o mais conhecido de todos– e Terunobu Fujimori, ambos participantes da exposição Contemplating the Void, no Guggenheim NY ), um indiano e um americano. As maquetes das outras propostas também podem ser vistas na exposição.

   O trabalho de Terunobu Fujimori, conhecido por suas tea houses, é uma...
casa de chá! Outras obras do arquiteto no site da Dwell.
Imagem: casa.com.br



Para quem estiver pela ilha, mais informações sobre a exposição aqui.

domingo, 27 de junho de 2010

YouTube Play no Guggenheim


A Fundação Guggenheim e o YouTube Play estão organizando uma seleção de videos bem legal !

Everybody can play. Todo mundo pode participar. O tema é livre, basta ser criativo e original. A idéia é apresentar algo inovador, algo que nunca tenha sido visto.

Tenho certeza que essa experiência vai revelar muitos novos talentos, afinal, não é qualquer um que vai parar no Guggenheim !!!

Pra participar, basta postar o seu video no YouTube até o dia 31 de julho. Até 20 videos serão selecionados e como recompensa, expostos no Solomon R. Guggenheim Museum, em New York.

( Mas pra ficar perfeito mesmo, o prêmio poderia incluir 1 semana pra 2 pessoas na Big Apple com tudo pago... Afinal de que adianta ser selecionado e não poder conferir ao vivo ? )

Mais informações em :

http://www.guggenheim.org/new-york/interact/participate/youtube-play

ou

http://www.youtube.com/play

(Legenda em português disponível)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

China in Box

Muito engraçado que, mesmo com as diferenças culturais se dissolvendo, ainda se sustente a idéia de uma exposição internacional como a que está acontecendo em Xangai até outubro.

Infelizmente, não foram todos os países que utilizaram a arquitetura de seu pavilhão como um cartão de visitas (né, Brasil? – se bem que não dá pra dizer que não representou a cena arquitetônica atual por aqui...), e não sei se este evento deixará marcas duradouras, como a Torre Eiffel, o Pavilhão de Mies van der Rohe em Barcelona ou, mais humildemente, a Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro - todos sobreviventes de experiências semelhantes.

De qualquer jeito, vendo os vídeos dos pavilhões da Grã-Bretanha e da Dinamarca dá a maior vontade de fazer parte deste mega-evento (será que agora é megaevento?), e conhecer essa espécie de Epcot Center da China.

Espia só!
PS: Me senti o Bial agora...


The UK Pavilion from Shanghai Expo Timelapse Machine on Vimeo.
 
 

The Danish Pavilion from Shanghai Expo Timelapse Machine on Vimeo.
 
Aqui tem alguns dos projetos:
http://www.archdaily.com/58042/shanghai-2010-the-pavilions/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Caixinha de Fotos

Um site muito interessante que descobri já há algum tempo é o Photocase. Apesar de ser voltado para fotógrafos full-time, quem é wannabe também pode participar.
Funciona da seguinte maneira: é uma espécie de mercado online de fotografia, onde você pode disponibilizar ou adquirir imagens em troca de créditos que você compra ou ganha quando consegue publicar uma foto (precisa ser aprovada, e o pessoal do site é bastante seletivo, tanto que há um forum onde se pode debater por que determinada foto foi recusada).
De qualquer jeito, apenas browsear pelo arquivo do site já vale a pena para inspirar quem trabalha/se interessa por artes visuais (who doesn't?).

Imagens: Photocase


Carma carioca?

Sou só eu, ou comparando os dois projetos de museus para o Pier Mauá parece que há uma diferença de escala entre eles?

Nouvel/2002 :: Imagem: Skyscrapercity.com




Calatrava/2010 :: Imagem:G1

Como é que no projeto de Jean Nouvel cabem mil e um volumes (e um gaseoduto!), e o de Calatrava se resume a uma cobertura? Sabemos que o espanhol não é exatamente famoso por sua sutileza... E desta vez não há a desculpa de falta de referências, como na Cidade da Música, já que o projeto não está inserido em um plano urbano moderno megalomaníaco, mas sim justaposto à trama tradicional da cidade....
Será o problema da escala uma maldição do Rio de Janeiro?
Ou será que foi o Pier Mauá que diminuiu com o aquecimento global?

Promo Relâmpago

Imagem: Reprodução

sexta-feira, 18 de junho de 2010

No clima do inverno

Foto: Photocase


Bom fim de semana para todos!

E assim nasce mais um blog...

Como dizem por aí, "Blog is the new Black!".
Eu, pra não ficar de fora, quero experimentar um pouquinho essa vida de blogueira. Ah, se ficar rica fosse fácil assim.....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP