sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amor à francesa...

Olha boa pro fim de semana aí gente !

Aliás, mil perdões pelo atraso dessa notícia - poderia ter sido a boa do final de semana passado também. A mostra de cinema Amor à francesa, no MAM, começou em abril, mas por algum motivo qualquer a comunidade França-Brasil só divulgou hoje !

Fica a ótima oportunidade pra quem está estudando francês, ou simplesmente adora um bom drama metido à intelectual !


Press release : 
Amor à francesa, mostra temática clássica e sempre atual na história do cinema, apresentada pelo Serviço Audiovisual do Consulado da França e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A retrospectiva traz filmes com romances felizes, trágicos, dramáticos, convencionais, anti-convencionais, abrangendo várias facetas do escopo amoroso.

De As Damas do Bosque de Boulogne (Robert Bresson, 1945) até Má Fé (Roschdy Zem, 2006), passando por Duas Inglesas e o Continente (François Truffaut, 1971), E Deus Criou a Mulher (Roger Vadim, 1956) ou A Discreta Intimidade de uma Mulher (Christian Vincent, 1996), esta programação aborda todas as alegrias e as tristezas que o amor provoca, em 22 filmes. Alegrias e tristezas desde sempre acompanhadas pelo cinema francês com paixão e sob todas as formas e todos os gêneros: o amor manipulado, o amor perdido, o amor de época, o amor em canções, o ménage à trois, a paixão destruidora, o pecado do amor, o amor da mulher, a atração dos opostos…

Com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut français, da Cinemateca brasileira e do Centro Técnico Audiovisual. Esta programação conta com cópias do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Grupo Estação e Cinemateca do MAM.


A programação (à partir de hoje)

sex 15
18h30 - Amor à francesa – Destinos sentimentais Les destinées sentimentales de Olivier Assayas. França, 2000. Com Oliver Perrier, Charles Berling, Emmanuelle Béart. Legendas em português. 180’.  >> Jean e Pauline se reencontram pela primeira vez em Barbazac, durante um baile: ela tem apenas vinte anos e ele é pastor, casado, pai de família e acaba de resignar-se ao fracasso de sua união com Nathalie. Classificação indicativa – 14 anos.

sab 16
16h - Amor à francesa – O Cavalheiro do telhado e a dama das sombras Le Hussard sur le toit de Jean-Paul Rappeneau. França, 1995. Com Juliette Binoche, Oliver Martinez. Legendas em português. 120’. >> Durante uma epidemia de cólera que assola a França do século XIX, um jovem italiano desertor do exército francês, tenta retornar a seu país. Durante a fuga, ele conhece Pauline, uma aristocrata que sofre com a ausência do marido. Classificação indicativa – 14 anos.

18h - Amor à francesa – O joelho de Claire (Le genou de Claire) de Eric Rohmer. França, 1970. Com Fabrice Luchini, Jean-Claude Brialy. Legendas em português. 105’. >> Um homem maduro, prestes a se casar, conhece uma garota adorável e muito mais jovem. Um forte sentimento logo envolve o sério diplomata e a frágil, porém lúcida, garota. Classificação indicativa – 14 anos.  >>

dom 17
16h - Amor à francesa – A discreta intimidade de uma mulher (Le discret) de Christian Vincent. França, 1990. Com Fabrice Luchini, Judith Henry, Marie Bunel. Legendas em português. 95’. >> Dono de uma livraria e editor convence um amigo a seduzir uma desconhecida, escrever um diário íntimo de sua relação, publicar este diário e abandoná-la brutalmente. Classificação indicativa – 14 anos.

18h - Amor à francesa – Madame Bovary de Claude Chabrol. França, 1991. Com Isabelle Hupert, Christophe Malavoy, Jean Yanne. Legendas em português. 140’. >> Emma Rouault, de origem camponesa, se casa com o médico viúvo Charles Bovary. A vida no interior a aborrece e muito. O mesmo sentimento sente em relação ao marido. Classificação indicativa – 14 anos.

sab 23
16h - Amor à francesa –     ... E Deus criou a mulher Et Dieu crea la Femme de Roger Vadim. França, 1956. Com Brigitte Bardot, Curd Jurgens, Jean-Louis Trintignant. Legendas em português. 92’. >> Juliette, órfã, inventa e impõe uma autonomia solar e provocante, em Saint Tropez. A juventude e a beleza como promessas de felicidade. Classificação indicativa – 14 anos.

18h - Amor à francesa – Minha noite com ela (Ma nuit chez Maud) de Eric Rohmer. França, 1969. Com Anne Dubot, Françoise Fabian, Guy Léger. Legendas em português. 110’. >> O engenheiro Jean-Louis volta à cidade de Clermont depois de ter morado anos fora. Católico introvertido, ele acaba por nutrir uma paixão platônica pela loura Françoise, que ele encontra nas missas de domingo. Classificação indicativa – 12 anos.

dom 24
16h - Amor à francesa – A Falsa servente La Fausse suivante de Benoît Jacquot. França, 1999. Com Mathieu Amalric, Sandrine Kiberlain, Isabelle Hupert. Legendas em português. 90’. >> Jovem e rica decide se disfarçar, a fim de encontrar seu futuro marido. Travestida de homem, tece amizade com o sujeito para sondá-lo antes das núpcias. Classificação etária – 14 anos.

18h - Amor à francesa – Marie-Jo e seus dois amores Marie-Jo et ses deux amour de Robert Guédiguian. França, 2001. Com Ariane Ascaride, Gerard Meylan, Jean-Pierre Darroussin. Legendas em português. 124’. >> Marie-Jo, casada com Daniel, inicia um caso extraconjugal com Marco, mas não deixa de amar o marido: ela está apaixonada por dois homens. Classificação indicativa – 14 anos.

qui 28
18h30 – Bacalhau cinema clube – Mi vida em tus manos de Nuno Beato. Portugal, 2009. 9’. Na escola de Jorge Cramez. Portugal, 2010. 21’. Espelho lento de Solveig Nordlund. Portugal, 2009. 23’. Alfama de João Viana. Portugal, 2010. 15’. >> Programa com curtas-metragens recentes portugueses. Classificação indicativa – 14 anos.

sex 29
18h30 - Amor à francesa – Carmen de Godard Prénom Carmen de Jean-Luc Godard. França, 1983. Com Maruschka Detmers, Jacques Bonnaffé. Legendas em português. 80’. >> Filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Veneza. Carmen faz parte de um grupo de jovens que pretende assaltar um banco, e acaba se envolvendo com o guarda, que faz a segurança do estabelecimento. Classificação indicativa – 14 anos.

sab 30
16h - Amor à francesa – Uma cama para três Gazon maudit de Josiane Balasko. França, 1994. Com Alain Chabat, Anémone, Catherine Lachens. Legendas em português. 105’. >> Laurent e Loli formam um casal feliz que vive de modo burguês em uma pequena cidade do Sul da França. Até o dia em que o trailer de Marijo quebra bem diante da casa deles. Classificação indicativa – 12 anos.

18h - Amor à francesa – O amigo de minha amiga L’Ami de mon amie de Eric Rohmer. França, 1987. Com Legendas em português. 103’. >> Blanche acaba de se instalar em Cergy-Pontoise onde ela é nomeada responsável administrativa da Prefeitura. Certo dia, ela conhece Léa que, ainda que não muito esportiva, é convencida por Blanche a acompanhá-la à piscina. Lá, encontram Alexandre, um conhecido de Léa, acompanhado de Adrienne, sua namorada no momento. Classificação indicativa – 14 anos. 

Local:Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944
Data:de 1 a 30 de abril de 2011
[de sexta-feira a domingo]
Hora:veja programação
Valor:R$5 [inteira]
R$2 [meia]

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP