quinta-feira, 19 de maio de 2011

Festival Varilux de Cinema Francês 2011

Pra me redimir da Mostra de Cinema Amor à francesa, e que eu divulguei mais do que em cima da hora, essa eu vou postar com bastante antecedência que é pra todo mundo se programar direitinho.

Do dia 8 ao dia 16 de junho de 2011, o Rio de Janeiro será novamente privilegiado ao receber não somente uma nova edição do Festival Varilux de Cinema Francês 2011 (ex Panorama du Cinéma Français) mas também sediando pré-estréias e contando ainda com a presença de atores e diretores. Chique, não ?







Vale muito a pena pra mudar um pouco dos filmes americanos que batem sempre na mesma tecla ! Em 2009, pudemos assistir ao filme Mesrine, inimigo público no. 1, com direito à debate e perguntas no final da seção, na presença de toda a equipe ! Em clima de vedettes, encontramos o Vicent Cassel, uma das estrelas do premiado filme Black Swan e o Gilles Lelouche, aliás, que ódio que também não tiramos foto com ele ! (Me arrependo até hoje...)

Se você não é do Rio de Janeiro, não se desespere. O festival acontece simultaneamente em outras cidades brasileiras como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campos (!), Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé (!), Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santos, São Luiz, São Paulo e Vitória.

Imagem : Reprodução.

Update, já divulgaram maiores informações ! As salas participantes no Rio de Janeiro são :

Cine10 - Sulacap
Estação SESC Barra Point
Estação SESC Ipanema
Instituto Moreira Salles
Odeon Petrobras (Abertura)
Unibanco Arteplex Botafogo

E os filmes em cartaz :
Copacabana
Lobo
O pai dos meus filhos
Os nomes do amor
Potiche <- Queria ter assistido ! Embora ser com o Depardieu, que eu acho um pouco repetitivo....
Simon Werner desapareceu
Um gato em Paris
Uma doce mentira
Xeque-mate



Venus negra <- É do Abdellatif Kechiche, um ótimo diretor ! Mas parece que é beeeeeeeem chocante... Já me disseram que eu não aguentaria as cenas mais fortes do filme, então acabei não indo vê-lo no cinema. Agora tô na dúvida se eu alugo ou não...





E vocês ? Tem coragem de assistir ? Então tá na hora de começar a preparar sua agenda, saquinhos de pipoca, frutella e drops de hortelã !


Um pouco mais sobre o cinema francês...

A produção cinematográfica na França é uma das mais dinâmicas da Europa atualmente. Se os  franceses não são lá especialistas em filmes de grande circuito repletos de efeitos especiais à la hollywoodienne, suas produções deixaram sua marca ao longo da história do cinema, como a Nouvelle Vague, de Godard e Truffaut, da década de 50.

Segundo o Centre National de la Cinématographie (CNC), Paris contava em 2006 com o impressionante número de 379 salas de cinema, distribuídos em apenas 10 540 hectares. O último censo do INSEE estimou a população da capital francesa em 2 211 297 habitantes em 1o. de janeiro de 2008, ou seja, uma sala para cada 5 834 habitantes.

A França conta ainda com importante festivais e prêmios no cinema, como o famoso Festival de Cannes e Les Césars du Cinéma. Isso sem falar de festivais mais modestos, toda "grande" cidade francesa tem o seu...  O site Wikipedia, lista 79 festivais de cinema, curtas e animações realizados anualmente em seu território, sem contar com os festivais como este, de cinéma français realizados ao redor do mundo. Nomes como Pathé e Gaumont, grandes redes francesas de distribuição de filmes, são nomes facilmente conhecidos do grande público inclusive no Brasil.

Assim sendo, podemos constatar que os franceses são extremamente apaixonados pela sétima arte. Sites como Senscritique e Allociné, que além de divulgarem toda a programação atual dos cinemas e outras artes, permitem que o usuário crie um perfil e faça suas próprias críticas de filmes, livros, revistas em quadrinhos, programas de televisão e em breve música (eu escrevi pedindo que adicionassem também exposições, museus e galerias, vamos ver no que dá !) são uma verdadeira febre. Poderíamos até dizer que o Senscritique é quase uma versão cult do Facebook !


Cinema no Brasil e um público de 180 milhões de pessoas : um mercado cheio de oportunidades a ser desenvolvido ?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP