segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hermès Rive Gauche, RDAI

Pra não dizerem que eu SÓ falo de moda (se bem que morando em Paris não tem como NÃO falar de moda!), eis a minha contribuição de arquitetura !!!

O buzz do momento em Paris, quase que a nova atração turística da cidade, é a nova loja da Hermès, criada pela agência Rena Dumas Architecture Intérieure, responsável de nada mais nada menos que de todos os projetos de lojas e sedes sociais da marca ao redor do mundo.

Esta nova, que é a primeira filial parisiense do lado esquerdo de la Seine, mais exatamente no 17 Rue de Sèvres, não é nada menos que uma rehabilitação da piscina Art Déco do antigo Hotel Lutetia, resultando numa sacrée loja de cerca de 1320m2, sem falar no volume ! Uma jóia rara em Paris !

Não sei se é por se tratar de uma piscina classée Monument Historique, mas dizem as más línguas que a RDAI perdeu a grande oportunidade de criar algo excepcional, como a Prada Flagship Store do Kem Koolhaass, em NYC, no Soho.

A proposta, bem simples, foi criar 4 "ocas" ( Vitruvius e Jean Marie Perouse de Montclos que me perdoem a pobreza de vocabulário! ) feitas de ripas de madeira de 4 à 6cm de seção no volume da antiga piscina, que tem 9m de altura. Três dessas "ocas" abrigam a coleção "home" e a quarta veste as escadas.

As fotos dão uma idéia bem precisa do local. Excepcional ou não, o resultado é extremamente elegante e na minha opinião reflete bem o estilo de marca. E no fundo a intervenção reflete bem as diretrizes de projetos realizados em monumentos históricos : respeitando os revestimentos, elementos Art Déco, a volumetria, além de ser perfeitamente desmontável.

Gostei muito do detalhe do efeito do ladrilho hidráulico, très classe !!!

Alguém topa dar um tchibum nessa piscina ?! ; )


RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ
RDAI / MUUUZ
  
                
                                RDAI / MUUUZ
RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ


RDAI / MUUUZ
RDAI / MUUUZ

RDAI / MUUUZ

Hermès / Yatzer

Hermès / Yatzer



Hermès / Yatzer


Hermès / Yatzer

Hermès / Yatzer

Hermès / Yatzer

2 comentários:

Lina Reis segunda-feira, janeiro 10, 2011  

Realmente muito bonito, mas tbm acho a parte que chamaria de "esculturas" um pouco too much e pouco Hèrmes. Falei besteira?

Camille B. quinta-feira, janeiro 13, 2011  

Acho que a agência teve carta branca pra criar. Acho que eles não fazem referência à Hermès. Disseram que o conceito era inspirado nas ondas, na água da piscina. Podem dizer o que quiser, pra mim o conceito é apenas a apropriação do volume ! Nesse aspecto, acho que o projeto é positivo, pois atrai os olhares para todas as direções ; )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP