terça-feira, 17 de maio de 2011

Chamada para posters : - I SIMPÓSIO FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO CULTURAL-CIENTÍFICO 2011

Divulgando este evento, que é uma das ações que integram a Semana Fluminense do Patrimônio Cultural que ocorerrá em diversas instituições no mês de agosto.





A realização do I Simpósio Fluminense de Patrimônio Cultural-Científico com a temática de “Planos Integrados de Preservação: sítios, edifícios históricos e coleções”, representa um grande esforço das instituições científicas organizadoras no sentido de estreitar os laços que as une à outras instituições científicas fluminenses.

Será uma oportunidade de trocar experiências e questionamentos críticos a fim de trilhar o complexo caminho da preservação do patrimônio histórico. Compreendendo que um determinado bem não pode ser preservado fora de seu contexto, serão abordadas três escalas de atuação no campo: o sítio histórico, o edifício de interesse histórico e suas coleções.

As instituições que organizam e que apóiam o evento são detentoras de acervos técnicos e científicos, sejam coleções, edificações históricas e sítios históricos. Os atuais desafios que as instituições enfrentam hoje, dizem respeito tanto à limitação de seu crescimento físico no território como ao acondicionamento desses acervos.

Isto evidencia a necessidade da troca de experiências e impressões entre seus pares. O planejamento, através de planos integrados de conservação, é um instrumento fundamental que precisa ser incluído na gestão institucional.

Programa da Reunião:


O encontro científico contará com duas conferências, três mesas redondas compostas por palestrantes convidados ao longo de 02 dias e sessões de pôsteres. Essas atividades serão realizadas no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo. É prevista uma visita no terceiro dia ao campus da Fiocruz Manguinhos para o fechamento do evento. O objetivo desse passeio é apresentar o sítio e as edificações históricas da instituição.

Programação:


1° Dia – Quinta feira, dia 18 de agosto

9:00 – 10:00 – Credenciamento e montagem de pôsteres.

10:00 – 10:30 – Mesa de abertura

10:30 – 11:00 – Coffee-break

11:00 – 12:00 – Conferência de abertura com o Prof. Dr. Silvio Zancheti (CECI- MDU/UFPE)

12:00 – 13:30 – Almoço

13:30 – 17:00 – Mesa-redonda 01: Sítios históricos

17:00 – 18:00 – Sessão de pôsteres.

Local: Auditório do anexo da Fundação Casa de Rui Barbosa

Endereço: Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro

2° Dia – Sexta feira, dia 19 de agosto

9:00 – 9:30 – Café da Manhã

10:00 – 12:00 – Mesa-redonda 02: Coleções

12:00 – 13:30 – Almoço

13:30 – 17:00 – Mesa-redonda 03: Edificações históricas

17:00 – 18:00 – Conferência de fechamento com a Profa. Dra. Beatriz Kuhl (FAU/USP)

18:00 – 18:30 – Coquetel de encerramento

Local: Sala do Centro de Recepção

Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro

3° Dia – Sábado, dia 20 de agosto

10:00 – 11:00 – Visita ao campus Fiocruz Manguinhos acompanhada pelo arquiteto Renato Gama-Rosa Costa

Chamada de trabalhos para apresentação em pôsteres:

A submissão de trabalhos científicos, relacionados aos temas do simpósio, está aberta para profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Os interessados em apresentar seus trabalhos deverão encaminhar resumos expandidos de suas pesquisas.

Após a seleção pelo comitê científico, as propostas selecionadas serão expostas na forma de pôsteres durante o evento. Dessa maneira, pretende-se estimular o corpo de técnicos e os alunos dos cursos de pós-graduação vinculados às instituições parceiras para divulgarem suas pesquisas e estudos.

O comitê fará a seleção de trabalhos a partir dos resumos encaminhados pela secretaria do evento, já com a sessão temática sugerida por seu autor. O parecer dos avaliadores deverá levar em consideração a relevância científica do assunto, a originalidade do estudo, a clareza e coerência do título e do conteúdo, a abordagem pertinente da temática e, por fim, o enquadramento do resumo em uma das linhas propostas pelo simpósio.

Por fim, só serão aceitos trabalhos submetidos seguindo essas normas e respeitando os prazos pré-estabelecidos disponíveis no site oficial do evento. Os trabalhos selecionados farão parte dos anais do evento.

Sessão Temática 1: Sítios Históricos
Sessão Temática 2: Edificações Históricas
Sessão Temática 3: Coleções.

Os resumos devem ser redigidos em fonte Arial utilizando arquivos de extensão “.doc”. Deverão conter no mínimo 750 e no máximo 1500 palavras, excluindo notas e referências bibliográficas. As propostas deverão ser enviadas por e-mail (sfpcc2011@fiocruz.br) até o dia 22 de maio.


Comitê Científico:
Marcos Granato (MAST/ON)
Cristina Coelho (DPH/COC/FIOCRUZ)
Ana Rosa de Oliveira (IPJB)
Lia Motta (IPHAN)
Yanara Haas (Sítio Burle Marx/ IPHAN)




Organização: Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Chamada para posters : Prazo 22 de maio
Inscrições : gratuitas (em breve no site: http://www.coc.fiocruz.br/)

0 comentários:

Sociable

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP