terça-feira, 20 de julho de 2010

Prêmio de Consolação

Já que a Copa do Mundo escapou, a Holanda terá que se contentar com o Leão de Ouro.
Golden Lion for Lifetime Achievement será dado a Rem Koolhaas (vencedor do Pritzker no ano 2000) durante a Bienal de Arquitetura de Veneza que começa 29 de agosto e vai até 21 de novembro, segundo divulgação no site da Bienal.

Esta edição tem a direção de Kazuyo Sejima (Pritzker 2010), responsável pela indicação do arquiteto ao prêmio, e o tema People meet in architecture é realmente a cara do OMÁtico Koolhaas, que tem cool até no nome! Na verdade, acho que ele é uma espécie de embaixador do estado atual da arquitetura/sociedade em que a informação se tornou mais um item de consumo em massa, além de uma simbiose dos dois profissionais que facilmente se iludem, já que trabalham a partir de premissas criadas por si mesmos: o arquiteto e o jornalista.

"O interessante sobre a mídia é o fato dela se apresentar como uma refeição enorme que, embora pareça satisfatória, na verdade sempre nos deixa mais famintos".
Rem Koolhaas, Conversas com estudantes. Gustavo Gili, 2002.

Aos sábados, a Bienal abrigará um espaço de discussões com a diretora desta edição e diretores de edições passadas (Paolo Portoghesi e Hans Hollein, entre outros) sobre os temas que já foram abordados pela exposição.

O título do pavilhão brasileiro é mais-do-que-previsível-eu-não-agüento-mais 50 Anos de Brasília.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP