quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lembra de Cinema Paradiso?

Bem... Fiquei com vontade de escrever um post sobre esse tema quando vi a inauguração da H&M Flagship Store de Amsterdam há algumas semanas atrás, mas na verdade, tudo começou há muito mais tempo.


Eu poderia dizer que desde as primeiras projeções externas improvisadas nas fachadas de um edifício (como no filme Cinema Paradiso) até hoje muuuita coisa mudou... mas não é só isso. De 1989 a 2011 (já estamos em 2011?) houve uma verdadeira revolução da tecnologia cinematográfica e atualmente existe um conceito totalmente inovador conhecido como Cinema 4D.

O barato dessa nova tecnologia é que os filmes não são simplesmente projetados nas fachadas. Através de um complexo mapeamento 3D do edifício, de pano de fundo a arquitetura passou a ser a própria protagonista da história, criando uma nova fusão com cinema, artes, cultura e tudo mais que você possa imaginar... As possibilidades são infinitas!!!


Essas projeções obviamente estão se transformando na nova e queridinha estratégia de comunicação das empresas e pra não ficar só falando de H&M o tempo todo, eis o exemplo da empresa holandesa NuFormer que há anos atrás já vinha abalando com projeções deste nível:




E ainda no mundo da moda, dia 2 de dezembro a Ralph Lauren também aderiu e criou a Ralph Lauren 4D experience apresentada em duas versões, uma em Londres e outra em New York.





Na minha opinião, apesar de serem apresentações magnifiques, o problema é que elas giram muito em torno de um produto e eu prefiro muito mais ver aquela bolsa vermelha do filme no meu armário, quero dizer, na vitrine do que num filme qualquer... Por isso, acho que elas são muito mais legítimas em manifestações artísticas e culturais do que vendendo roupas e bolsas... Não que eu não tenha ficado com vontade de comprar a tal bolsa vermelha, mas... (Bom, tenho que reconhecer... Eficácia do filme comprovada!)


Enfim! Logicamente, eu deixei o melhor pro final. Essa projeção nem é tão recente, aliás, se você for escolher uma só pra assistir, tem que ser essa! (Tarde demais? Não tem problema, vai valer a pena...)  


Foi na inauguração do novo Museu da Acrópole, em Atenas em junho de 2009, mas pra mim, de todas as projeções que já vi, essa com certeza é a mais poética.





Agora, parando de falar de "velharias", este final de semana está rolando a Fête des Lumières de Lyon, um-evento-imperdível-que-eu-vou-perder e cujo tema gira em torno das... lumières ? 





Com certeza não vão faltar projeções de avant-garde para integrar essa galeria... 


Atualização de 14 de dezembro de 2010 :


Não falei que Lyon não ia decepcionar ? Não perca a projeção Perspective Lyrique, na fachada do Théatre des Celestins, da agência 1024 Architecture, evoluindo para a interatividade nas projeções.





Obrigada ao Dalai Quintanilha Felinto pela atualização !

3 comentários:

iara bretas sexta-feira, dezembro 10, 2010  

A inauguração do museu foi um espetáculo mesmo. Gostei de rever !!!

Cristina Zara sexta-feira, dezembro 10, 2010  

Adorei as projeções ..... porém as vitrines anteriores são de matar !!!!!
bjs

Lucas Franco terça-feira, dezembro 14, 2010  

A minha preferida:
http://www.youtube.com/watch?v=3h3D6dCLAeo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP