terça-feira, 8 de março de 2011

The Day After

O blog foi contagiado pelo clima carnavalesco!
Sabe aquela sensação melancólica de fim de festa? Imagina depois do carnaval...
No próximo mês acontece no Rio um workshop promovido pela AA que busca propostas para reaproveitar o material utilizado pelas escolas de samba - super-ecologicamente-correto, né?



Imagem: aaschool.ac.uk

Release oficial:

ARCHITECTURAL ASSOCIATION RIO DE JANEIRO VISITING SCHOOL “MATÉRIA PRIMA”

"Complementando os locais associados ao Carnaval de Rio de Janeiro, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o workshop “Matéria Prima” irá explorar esportes populares e programas culturais como uma forma de transformar ambientes urbanos e comunidades em estado precário e ajudar a garantir o legado destes eventos globais para a população. O workshop de 10 dias vai promover uma filosofia de design que media a sensibilidade global e local, entre as economias formal e informal, e os processos de fabricação de alta e baixa tecnologia. Em contraste com produtos importados e pré-fabricados, será empregada uma metodologia híbrida, utilizando matérias primas e outros objetos encontrados (inspirado na obra do artista Ernesto Neto e dos irmãos Campana) e aprimorando-os com técnicas computacionais novas de projeto e de fabricação.

O workshop ocorrerá quase 40 dias após o Carnaval, explorando e reutilizando os carros alegóricos, fantasias e parafernálias relacionadas, colaborando com várias escolas de Samba localizadas nos armazéns pós-industriais do porto do Rio, berço do Carnaval e do Samba. Este material reciclado será transformado utilizando processos de fabricação digital através de novos componentes produzidos digitalmente e, ao final, serão feitas intervenções em espaços públicos e no mobiliário urbano na zona do porto, para apoiar os eventos esportivos e culturais que envolvem a população local e complementem as construções em grande escala para os esportes olímpicos.

Aberto a designers de todo o mundo, o workshop incluirá modelagem paramétrica, instruções fundamentais em Rhinoceros e Grasshopper (incluindo GECO e Galapagos para simulação de conforto ambiental e processos evolutivos), Arduino e Processing, seminários e palestras de arquitetos, artistas, urbanistas e outros especialistas brasileiros e estrangeiros, e fabricação digital utilizando corte a Laser, usinagem CNC e máquinas de prototipagem rápida para produção de maquetes e, ao final, protótipos na escala 1:1 para apresentação final e instalação nos espaços do porto e do centro da cidade."

Data: 5 a 14 de Abril de 2011
Local: Barracões do Santo Cristo, Porto do Rio
Organização: Architectural Association School of Architecture

2 comentários:

Camille B. terça-feira, março 08, 2011  

Eu querooo !!
Tudo bem que esse workshop acaba com a minha idéia de vender fantasias pros gringos no e-bay, mas tudo bem !
Vc vai fazer ?

Maria DuDu terça-feira, março 08, 2011  

Vou fazer, só preciso de um intensivo de Rhino antes.... hahaha
Na verdade, como você falou sobre o Fuksas, não faz o meu perfil (a.k.a. não vou ter tempo!!!)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP