terça-feira, 19 de abril de 2011

Eu grido !



Você já aprendeu a conjugar o verbo gridar ? Nãããão ?! Então vamos lá...

Tu gridas
Ele grida
Nós gridamos
Vós gridais
Eles gridam

Eu não fiquei mais doida não, mas gridar é há um bom tempo a melhor campanha filantrópica da internet que eu conheço e já está mais na hora de todos nós darmos um gás nessa novidade.

Trata-se do World Community Grid, um projeto lançado em 2004 pela empresa IBM. O objetivo é criar uma rede para capturar o processamento ocioso de computadores, que podem estar localizados em qualquer canto do mundo, e utilizá-lo no desenvolvimento de pesquisas científicas humanitárias, como a cura de doenças, programas de energia sustentável, alimentação, etc.

Acontece que muitas dessas pesquisas requerem processamentos que, mesmo se efetuados num super mega computador, demorariam milênios para serem concluídos, além de precisarem de recursos que muitas vezes os pesquisadores não dispõem. Daí a idéia de dividir a tarefa em pequenas partes que podem ser calculadas em computadores normais, como o meu e o seu, e distribuí-las ao redor do mundo.

Por exemplo, você trabalha quase o dia inteiro no seu computador. Na hora do almoço, você não desliga o computador, desliga ? Então, você pode doar esse processamento ocioso e deixá-lo programado pra ficar processando um arquivo qualquer durante a sua ausência. 

Ou então, você pode programá-lo pra ele rodar à cada vez que o seu computador ficar N minutos inativo. Ou programá-lo para funcionar de tal hora à tal hora. Ou então quem sabe, se você tem um computador sagaz, programá-lo pro BOINC rodar o dia inteiro, mas utilizando apenas um parte menor do seu processador, de maneira que ele não o torne devagar, já que tudo é configurável.

Então, pra participar, você precisa instalar o BOINC, que é o agente to World Community Grid,
é muito simples, não custa nada e não vai deixar seu computador mais lento, eu garanto ! Através desse pseudo-software, você pode inclusive acompanhar e se informar sobre qual projeto você está participando e visualizar o "objeto" que você está calculando !

 Eu grido. E nós ? Gridamos ?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP