quinta-feira, 14 de abril de 2011

Quem não tem Pritzker, caça com Mies...

O título é apenas uma brincadeira, já que o prêmio Mies van der Rohe está longe de ser um "prêmio de consolação". Tudo bem que, com uma premiação a cada semana, a sensação que fica é a de certa banalidade, mas um prêmio bienal concedido pela União Européia para uma obra de arquitetura contemporânea está longe de ser banal.

Enough about me, vamos ao que interessa...

Diferentemente do Pritzker, que premia um arquiteto, o Mies é dado a uma obra específica, e o queridinho da vez (meu queridinho desde agosto passado, highlight disparado de uma média temporada européia) é o Neues Museum em Berlin. Reaberto em outubro de 2009, estava em restauração sob tutela de David Chipperfield. O edifício original, construído nos meados do século XIX, foi em grande parte destruído por bombardeios durante a Segunda Guerra e assim permaneceu até 2003.


Imagens: miesbcn.com
Infelizmente as imagens disponibilizadas pela Fundação Mies não fazem jus à espacialidade que o arquiteto consegue criar tirando partido do que resistiu ao bombardeio e ao tempo, portanto, não deixem de conferir ao vivo.

O Neues Musem é um sucesso tão grande que o ingresso é vendido com hora marcada!

Virei fã do Chipp depois de ler uma matéria sobre ele no Vitruvius que dizia assim:

A única reflexão teórica sobre arquitetura como elemento da filosofia de David Chipperfield Architects é que “o desenho influi na qualidade de nossas vidas” e a responsabilidade do arquiteto é desenvolvê-lo corretamente. Em conversação direta com Chipperfield compreende-se que esta atitude pragmática e funcional da atividade arquitetônica responde a uma compreensão da arquitetura concentrada estritamente na conceitualização e resolução para a construção.

David Chipperfield também faturou este ano a Royal Gold Medal do ano, pela RIBA (quando eu falo de banalidade...)

Faça o tour virtual pelo Neues Museum
Veja mais sobre Chipperfield no Vitruvius
Site oficial do Neues Museum
Site oficial de David Chipperfield
Site oficial do Prêmio

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP