segunda-feira, 11 de abril de 2011

Palestras de Dominique Gauzin-Müller

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Rio de Janeiro - IAB-RJ, a  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, convidam para a palestra com:
 
 Dominique Gauzin-Müller
 
 
Arquiteta, autora e jornalista francesa vivendo em Stuttgart (Alemanha) há 25 anos, Dominique Gauzin-Müller é apaixonada pela construção em madeira e pela arquitetura ecológica sobre as quais escreveu cerca de 150 artigos e ensaios, 7 livros e realizou diversas conferências. Ela também é redatora-chefe da revista francesa Ecologik dedicada à arquitetura e ao urbanismo sustentáveis.

Interessada nas relações entre arquitetura e sociedade, foi a curadora da exposição "Habiter écologique - Quelles architectures pour la ville durable ?"( "Morar ecológico- Que tipo de arquiteturas para uma cidade sustentável ? " em francês) que aconteceu em 2009 na Cité de l'architecture et du patrimoine no Palais de Chaillot em Paris e apresentava em particular exemplos de moradias econômicos em recursos naturais, em matérias-primas e em energia. Essa exposição será apresentada no Museu de Arte moderna de São Paulo a partir do próximo 19 de abril.

Especialista reconhecida na área da construção sustentável, ela apresenterá um panorama da arquitetura em madeira” durante uma conferência destinada aos estudantes, que fará no dia 13 de abril às 18h00 na PUC. Num contexto atual marcado pelo aquecimento global, o esgotamento das reservas das energias fósseis e mais geralmente por uma deterioração do meio ambiente, Dominique Gauzin-Müller lembrará o papel positivo que pode desempenhar a madeira na edificação de uma arquitetura « sustentável/durável ». 

A esse propósito, ela examinará também a natureza da arquitetura sustentável durante uma segunda conferência, no dia 14 de abril no Instituto dos Arquitetos do Brasil às 18h30, cujo tema será "Arquitetura sustentável: lowtech ou hightech?" Entre low-tech e high-tech, tratará da alternativa que está surgindo: a moradia eco-responsável. Essa conferência estará aberta a todos, tantos aos arquitetos como aos apaixonados por arquitetura.
 
Quarta feira 13 de abril as 18h00
PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Auditório do RDC
Rua Marquês de São Vicente 225 / Gávea / Rio de Janeiro (RJ)
Público : Estudantes de diferentes Universidades de Arquitetura
 
Quinta feira 14 de abril as 18h30
Instituto de Arquitetos do Brasil – Auditório
Rua do Pinheiro 10 / Flamengo / Rio de Janeiro (RJ)
Público : Arquitetos e para todos.
 
Tradução simultânea em português durante as duas conferências.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  © Blogger templates Brooklyn by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP